segunda-feira, 18 de abril de 2016

Sobek - Gabriel

SOBEK ou SEBEK: É o Deus-crocodilo do Nilo, tendo seus principais centros de adoração em Fayoum e Kom Ombo. Apesar da aparência e de ser um animal brutal, os egípcios o consideravam um bom deus. 

Eles acreditavam que Sobek poderia defendê-los dos inúmeros crocodilos que rondavam o Nilo. Sobek foi associado com o deus sol Ré (Rá), tornando-se Sobek-Ré. 

Além dos dois grandes locais de adoração do deus Sobek, existiam muitos outros templos menores dedicados a ele no antigo Egito. Segundo Heródoto, em algumas regiões os crocodilos foram caçados e mortos, o que faz alguns estudiosos pensarem que nesses locais, não se acreditavam na proteção do deus. Gradualmente Sebek começou a simbolizar a produtividade do Nilo, a fertilidade que vinha do rio à terra, o que foi tornando-o um deus cada vez mais ambíguo. 

Algumas vezes Sebek podia ser visto como patrono do exército do faraó, devido à sua força e ferocidade. A natureza ambígua de Sebek levaram alguns a especular que ele era um reparado do mal que havia sido feito, diferente de uma estritamente boa, indo até o Duat restaurar o mal feito aos mortos.

Também era conhecido como um dos deuses chamados por proteger as pessoas, efetivamente mantendo os perigos distantes delas. Desta forma ele era visto como um deus mais primitivo, eventualmente tido como avatar de outro deus primitivo: Amon.

Essa é uma imagem de Sobek
como podemos ver, sua cabeça é de crocodilo mas
o corpo de humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.