sexta-feira, 15 de abril de 2016

Hathor - Rodrigo e Mariana

https://lh6.googleusercontent.com/VRwhc7sDJoO6aCKGuf6w4OVTMeFf2OTsHnvzxuTHocRDbcC_1gb-dicuNf5nvvTcThqlXLYwKAIEePRezHTzWO9A-iMZTl7fRwtyE82ZlKK-oqxfXZ6wYJLuUwsb_XEBigzdL-pt 


Hathor: em geral é a deusa das mulheres e das festas. Em relação as mulheres está envolvida com o amor, a beleza, os cosméticos, a maternidade e a fertilidade. Em relação as festas, está envolvida com a alegria, a embriaguez, o vinho e a música. Além dessas funções ela ainda é padroeira dos mineiros, deusa do céu, padroeira das terras estrangeiras e também era a “Senhora do Ocidente” cuja função era receber os mortos no pós-vida.

O nome de Hathor é dividido em duas partes: Hat-hor e significa “A casa de Hórus”, pois pela história, o deus falcão Hórus descansava todas as noites no peito de Hathor.

A representação mais comum de Hathor é a forma de uma vaca na cor turquesa ou vermelha, essa imagem representa tudo aquilo que é atribuído à deusa, principalmente a figura materna (leite) e o amor (a cor). Quando assume forma humana, Hathor geralmente apresenta chifres, orelhas de vaca ou um disco solar entre os dois chifres.

Inicialmente na história egípcia, Hathor era esposa de Hórus e no momento em que Hórus é considerado rei do Egito, ela assume a posição de rainha e dessa união nasce Ihy, deus da música e da dança. Depois disso, quando Rá se funde com Hórus formando Re-Horakty, Hathor se torna esposa e mãe de Hórus. Em Hermópolis, onde o principal deus era Thoth, deus da sabedoria, Hathor também é considerada sua esposa, mas em outros lugares, por já ter uma esposa, nesse momento Hathor é atribuída a Nehebkau, guardião da entrada do submundo e em um outro momento da história onde Rá e Amum estão fundidos, Hathor se torna esposa de Seth.

Outro momento importante da história de Hathor é quando Rá é faraó e as pessoas criticam o seu governo, irritado, ele fornece seu olho para Hathor na forma de Sekhmet e juntas, elas começam a matar milhares de pessoas. Quando Rá fica satisfeito com o trabalho, ele pede para a Hathor parar, mas ela recusa seu pedido por estar com sede de sangue e a única forma que Rá encontrou de parar Hathor foi jogando cerveja vermelha por todo o deserto, o que fez ela confundir com sangue e beber, ficando adormecida por três dias e ao final deles, sua sede de sangue havia cessado.


Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.