quarta-feira, 6 de abril de 2016

Deusa Nut - Julia Brandão

https://dezmilnomes.wordpress.com/2010/10/17/deusa-egipcia-nut/
Nut é considerada a Mãe dos Céus, onde acolhe os mortos. Nut tem representação de mulher com longos cabelos e coberta de estrelas, com o corpo alongada e em formato de arco, na parte inferior de seu corpo aparece Geb, deus da Terra, que é seu irmão, e juntos eles simbolizam o céu e a Terra. Devido a consequência de uma metamorfose que passou espontaneamente, ela também tem um formato de vaca onde cada olho representa o céu e o inferno, e em algumas ela também está ou carregando Rá em seus costas, ou está amamentando alguns filhotes.

Nut é filha de Tefnut, deusa da umidade e das nuvens, e de Shu, deus do ar. Ela é irmã e casada com Geb, e seus filhos são Néftis, Ísis, Osíris e Seth. De acordo com seu mito, quando Nut foi casada com Geb, Rá não concordou com o casamento de seus netos e obrigou seu filho Shu a separá-los para sempre, mas mesmo assim eles conseguiram ficar juntos e ela ficou grávida, sabendo disso Rá a proibiu de ter filhos nos 360 dias do ano. Apavorada com o fato de não poder ter seus filhos, Nut recorreu a Thoth, pedindo sua ajuda para que com sua magia conseguisse uma brecha nessa proibição. Depois de conseguir 5 dias para que Nut tivesse seus filhos, ela escolheu os dias entre o fim do ano e o começo do outro, e nesse meio tempo ela teve todos os seus filhos, de uma vez só.

O símbolo sagrado de Nut era uma escada, na qual Osíris utilizava para subir nos céus celestiais, e há pessoas que dizem que ela foi a criadora da Via Láctea.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.