sexta-feira, 15 de abril de 2016

Deus Sokar- Poliana



Sokar, Seker ou Sokaris que significa "o que está encerrado". Era um deus funerário de mitologia egípcia. Sokar é um dos mais antigos deuses do Egito. Habitava numa caverna chamada Imhet, se alimentava dos corações dos defuntos.

Ele era o guardião da necrópole que servia a antiga cidade de Memphis, para a Zona de Rostau e Gizé onde se encontra o santuário dele, chamado de Shetayet. Administrava a morte e a ressurreição, também como a escuridão do túmulo em que o morto repousava.

Era representado como cabeça de falcão, tanto sentado em um trono como enfaixado como uma múmia.

Sokar nasceu de chocadeira, na sua infância era explorado pelos deuses, já que ele não passava de um mero Deus figurante, sempre aproveitavam do menino.
Quando cresceu teve o pior emprego que era de tomar conta da porta do inferno. 

Pelo seu desempenho com o seu trabalho ele ganhou um festival na cidade de Tebas e virou o patrono da cidade de Sakara deixando-o muito feliz, até ele descobrir que Sakara era uma necrópole, um grande cemitério.

Após a queda do Egito perante os Persas, Sokar foi enterrado junto aos deuses figurantes das lembranças.

Sokar foi identificado como Ptah, deus principal de Mênfis. Já na Época Baixa teve a fusão de 3 deuses (um deus sincrético), Ptah-Sokar-Osíris que foi bastante popular.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.