quarta-feira, 22 de junho de 2016

Tutankhamon- Isadora e Sophia

Máscara mortuária de Tutânkamon, banhada em ouro. Foto: mountainpix / Shutterstock.com
Máscara mortuária de Tutankâmon, banhada em ouro. 

Foto: mountainpix / Shutterstock.com

Tutankhamon foi o último faraó da 18º dinastia do Egito, sendo o mais novo a subir no trono e que teve o menor período de reinado, tendo falecido ainda jovem, aos 19 anos. Era tradição o casamento entre crianças imperiais e irmãos a fim de firmar o trono, por isso, Tutankhamon casou-se aos 10 anos com sua irmã Ankesenamon, ela sendo filha de Akenaton e Nefertiti e ele sendo filho de Akenaton e Kiya. Assumiu o trono antes deo casamente aos 9 anos. Era muito aplicado, pois sua educação se iniciou aos quatro anos, aprendendo a ler e escrever, tendo aulas de religião, aritmética, geometria e medicina. Por ser jovem suas atitudes eram muito influenciadas pelos sacerdotes. Apesar da haverem muitas dúvidas sabe- se que Ddurante governo, levou a capital do Egito para Memphis e retomou o politeísmo, que havia sido proibido por seu pai Akhenaton.
http://jadonceld.blogspot.com.br/2013/10/la-tumba-de-tutankhamon-la-maldicion.html

Ele ficou mundialmente conhecido depois que seu sarcófago foi encontrado pelo arqueólogo inglês Howard Carter, que a encontrou quase intacta no Vale dos Reis, perto da cidade egípcia de Luxor, no sul do Cairo. O fato da tumba ter sido encontrada em um estado preservado contra a ação de saqueadores e o numeroso volume de tesouros encontrados junto a ela fez sua fama, já que do ponto histórico, Tutankhamon teve um reinado discreto. Levaram 10 anos para tirar os tesouros que lá encontraram, como vasos, ouros, jóias e até carruagens. A maior parte está em exposição no museu do Cairo.
http://www.museudeimagens.com.br/tumba-perdida-tutankhamon/

Sua morte é algo bem questionável. Depois de passar pela primeira teoria do mesmo ter sido assassinado, várias pesquisas surgiram e a grande parte chega a conclusão que ele poderia ter morrido por alguma doença, como a Malária ou a Tuberculose. Segundo o médico Todd Grey, os resultados dos exames realizados em 2005 não mostraram nenhuma evidência que o faraó tenha sido golpeado na nuca como era especulado. Porém, um Raio- X realizado mostrou que os ossos de seu pescoço eram fundidos, chegando a conclusão que ele era portador de uma doença chamada Klippel-Feil, que afetava a mobilidade desta região, mas também causando escoliose, anomalias renais, surdez e problemas respiratórios. O que poderia ser a causa de sua morte.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.