quarta-feira, 22 de junho de 2016

Seti I- Poliana e Sergio




Seti foi o 2°governante da XIX dinastia do Egito no Império Novo. Filho de Ramsés I e Tiya, sua esposa se chamava Tuya, com ela ele teve 4 filhos: Tia-Sitre, Chenar, Ramsés II e Henutimire. Seu nome de batismo era Seti Mery-en-ptah (Do deus Seth, amado de Ptah).

Para o povo ele ficou conhecido como o 1ª encarnação histórica do diabo. Tem a fama de ser o patrono de caos, da intriga e da violência. Um fato concreto sobre Seti é que foi ele o Deus oficial da casa Real do Faraó Seti.

Em seu mandado, ele construiu várias obras como: o Templo dedicado a Osíris, que possui sete santuários: Ptah, Ré-Horakhti, Amon-Ré, Osíris, Ísis, Hórus e o seu; iniciou a construção da famosa Sala Hipostila do Templo de Amon em Karnak, que depois seria concluída pelo seu filho Ramsés II; e um Templo dedicado a seu pai. 

Como seu reinado foi curto Seti participou de poucas guerras, mas conseguiu conquistar a Síria e o Líbano de volta. Dentre as guerras estão as vitórias em:
Kadesh: A maior glória de seu reinado foi conquistar a cidade síria de Kadesh. Este território antigamente era do Egito mas Aquenáton em seu mandato a perdeu. Tutancâmon e Horemheb tentaram toma-la de volta, mas os hitistas conseguiram protege-la. Após o mandato de Seti acabar e seu filho Ramsés 1 governar o Egito, os hititas tomaram de volta Kadesh, mas Ramsés na famosa batalha de Kadesh, tomou a cidade de volta, dando fim a guerra.
Médio Oriente: Antes da conquista de Kadesh, Seti atacou durante 6 anos a Palestina, e conquistou aquela zona. O território tinha sido perdido durante o governo de Amarna.
Líbia e Núbia: No começo de seu mandato Seti atacou os líbios do deserto ocidental e os revoltosos núbios. O Faraó atacou essas cidades para manter as fronteiras do Império.

No fim de seu mandato, houve a construção do seu túmulo no Vale dos Reis (KV 17), considerando que até agora foi o maior e mais decorado de todo o Vale. Sua tumba contém 136 metros, sendo a mais comprida do Vale.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.